Tráfego Orgânico E Tráfego Pago: Qual É O Melhor Para Se Trabalhar
Entender o conceito de Tráfego orgânico e Tráfego pago é fundamental para quem está investindo em marketing digital. Às duas formas atraem leads para o seu negócio, mas como isso é feito é diferente.
Se você está promovendo o seu empreendimento e está em busca de estratégias para aumentar o número de views na sua página e, assim, seu número de vendas, entender sobre o assunto é importante.
As estratégias de marketing são fundamentais para conseguir alavancar os seus negócios. Sendo assim, quanto mais conhecimento na área, melhor.
Tráfego orgânico e Tráfego pago: entenda o que é o tipo pago
Para começar a falar de Tráfego orgânico e Tráfego pago, vamos entender um pouco do que se trata essa última categoria. Como o próprio nome já sugere, o Tráfego pago precisa de um investimento direto em anúncio.
Esses anúncios são criados na ferramenta Google Adwords, uma plataforma que impulsiona os anúncios pagos para pessoas que têm o perfil do seu público-alvo.
Você já reparou que quando pesquisa alguma coisa no Google há alguns resultados (os primeiros exibidos) que aparecem na etiqueta de “ANÚNCIO”? Quando alguém clica nele a partir gera o Tráfego pago.
Quando os anúncios são feitos nas redes sociais, como Facebook ou Instagram, é possível segmentar ainda mais o seu público-alvo, pois é possível programar o disparo de propaganda por características do usuário.
As vantagens de Tráfego pago é o retorno de leads e a maior facilidade de analisar métricas e resultados (isso é muito, mas muito importante para bolar as suas estratégias de marketing).
Porém, a desvantagem é que você terá que investir nessa ferramenta e muitas vezes o lead acessa a plataforma, mas vai embora logo depois (isso gera prejuízo).
Para evitar que isso aconteça – para Tráfego orgânico e Tráfego pago – é muito importante que você tenha uma plataforma organizada, bem estruturada e que realmente tenha um bom conteúdo.
É importante que o anúncio e o conteúdo estejam realmente alinhados para que não ocorra de o leitor acessar o site e ver que não encontra o prometido no anúncio.
O que é o tráfego orgânico
Continuando a diferença entre Tráfego orgânico e Tráfego pago, vamos falar um pouco da primeira opção agora.
O Tráfego orgânico é aquele que não há investimentos em anúncios. O lead chega de forma espontânea à sua página de negócio. E como isso? Pelas próprias pesquisas no Google, por exemplo.
A diferença é que não será um anúncio promocional que aparece como o primeiro resultado, é um link normal de pesquisa.
Outra possibilidade são as redes sociais, onde a pessoa pode encontrar a página e, então, seguir para o site.
Para que o tráfego orgânico funcione é preciso investir em produção de conteúdo de qualidade. Textos estruturados com técnicas de SEO (Otimização de Buscas) irão elevar o seu texto no ranking de pesquisas, por exemplo.
Os cliques orgânicos são realmente um desafio e costumam gerar menos leads, mas ele não tem custo e é ótimo para medir como está o conteúdo de sua página.
Qual das opções é melhor
A essa altura você deve estar se perguntando qual é o melhor tipo entre Tráfego orgânico e Tráfego pago. Na verdade, o ideal é ter um equilíbrio entre às duas formas de propaganda.
É importante ter um pouco de tráfego pago para dar um up no número de usuários na plataforma, mas também é importante oferecer bom conteúdo para que as pessoas tenham acesso. Para saber mais sobre Tráfego orgânico e Tráfego pago acesse outros conteúdos do blog Quebrei o Despertador.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários